3 benefícios da Aromaterapia com óleos essenciais no colar difusor (parte 1)

Neste post, vamos listar 3 benefícios da aromaterapia com óleos essenciais no colar difusor.

Nesta primeira parte, vamos ver como um óleo essencial age de forma alopática, de maneira semelhante a um medicamento comum.

E você vai entender como usufruir esses efeitos utilizando um óleo essencial no seu colar difusor.

Já pensou em como esses efeitos acontecem?

A Aromaterapia é cada vez mais conhecida. Mesmo assim, ela ainda tem seus segredos.

A maioria das pessoas já sabe que a Lavanda pode auxiliar a diminuir a ansiedade, e que o Alecrim pode nos ajudar a ter mais foco e concentração.

No entanto, se você usa um óleo que é muito especial para você, o efeito pode ser o contrário daquele que você gostaria.

Por exemplo, você usa um óleo energizante, e ele te faz sentir uma profunda tranquilidade. Por que isso acontece? Na segunda parte deste post, falo mais sobre isso.

Vamos ver agora o primeiro benefício da aromaterapia.

 

 

#1 A alopatia natural como um benefício da aromaterapia com óleos essenciais no colar difusor

 

Ao contrário do que muitos pensam, os óleos essenciais funcionam de maneira parecida com os medicamentos sintéticos: ambos produzem um efeito farmacológico (ou seja, químico) em nosso organismo.

É assim que, geralmente, eles promovem aqueles efeitos que eu citei no início do texto, como redução da ansiedade ou aumento de concentração e foco.

Óleos essenciais são também uma forma de alopatia. É uma alopatia natural! Incrível, não é mesmo?

Mas os medicamentos, assim como tudo que exerce um efeito farmacológico, têm também efeitos não desejados. Esses efeitos  podem gerar uma reação desagradável. São os chamados colaterais e adversos, de que você já deve ter ouvido falar.

Quando temos uma orientação profissional, é muito mais fácil evitar estes efeitos indesejados. Quando não temos essa orientação, todo cuidado é pouco! Um dos cuidados, no caso do uso no colar difusor, é a dose utilizada, como você vai ver logo abaixo.

 

como usar óleos essenciais no colar difusor

Óleo essencial no difusor: qual dose utilizar? Foto: Nat Frutuoso

 

 

No colar difusor, os efeitos da aromaterapia com óleos essenciais são reduzidos

 

A aromaterapia com óleos essenciais no colar difusor pode realmente oferecer esses benefícios? Este uso produz efeitos farmacológicos, tanto os terapêuticos quanto os indesejados?

Sim! Mas os efeitos são reduzidos.

Se você fizer algumas inalações profundas, logo que inserir o óleo no colar difusor, sim, você vai experimentar um pouco de efeito farmacológico (os bons e os indesejados!).

Esse efeito será sentido especificamente em nosso sistema nervoso central. A inalação produz este efeito fisiológico.

Dessa maneira, é possível atenuar sintomas de ansiedade, aliviar dores de cabeça, estimular o seu sistema nervoso a se “concentrar”, dentre outros efeitos.

Mas, se você escolher um óleo inadequado para a finalidade que deseja, também é possível causar ansiedade e agitação em um momento em que você desejava sentir calma e tranquilidade.

De qualquer forma, na inalação via colar difusor, teremos efeitos geralmente mais tênues, que podem variar de organismo para organismo.

E, justamente por isso, temos um benefício!

 

 

Os cuidados com a dosagem dos óleos essenciais no colar difusor

 

Quando precisamos realmente de um efeito mais leve, uma ótima maneira de fazer a inalação de óleos essenciais é usá-lo no colar difusor.

Sabe aquele momento que você vai ao dentista e isso te causa certa ansiedade e nervosismo?  Então, esse seria um momento perfeito para uso da aromaterapia no colar difusor!

Será um efeito terapêutico pontual, exatamente naquele momento em que você está precisando, e com risco mínimo de efeitos não desejados.

Mas, lembre-se de fazer, no mínimo 3 inalações profundas, logo que você inserir o óleo essencial no colar difusor!

Sobre a dose, é difícil determinar e te ensinar uma “receita”, sem te conhecer e compreender a sua necessidade! Comece utilizando 1 gota e observe se essa quantidade foi o suficiente para te proporcionar o efeito medicinal desejado.

Se você tiver um efeito indesejado, suspensa o uso imediatamente e busque orientação profissional.

 

 

Como escolher o óleo essencial para utilizar no colar difusor?

 

O uso de óleos essenciais e plantas medicinais é uma forma de automedicação, assim como com medicamentos sintéticos. A automedicação, de certa maneira, nos traz autonomia, mas, pode trazer riscos.

Sempre recomendo que se faça de maneira autônoma os cuidados básicos de saúde, e que eles sejam feitos a partir de fonte confiável de orientação em saúde.

Mas é importante ressaltar que  o uso do óleo essencial no colar difusor é recomendado como complementar a outras formas de uso. Isso é ainda mais importante no caso de uma ansiedade constante ou crônica, por exemplo, que exige tratamento prolongado.

Nesse caso, é imprescindível a orientação de um profissional de saúde especializado nesta prática. Utilizar a aromaterapia como um tratamento, pelo viés farmacológico, é complexo, assim como utilizar medicamentos.

Agora que você já conhece um dos benefícios terapêuticos do uso de óleos essenciais no difusor, clique aqui para conhecer mais um benefício: #2 A personalidade olfativa: perfume pessoal!

 


 

Obs: este conteúdo foi produzido com embasamento científico e visa oferecer conscientização em saúde. A prática de automedicação sem orientação profissional é desaconselhada.

 

BIBLIOGRAFIA

BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2017.

SANTOS, Jair Guilherme Jr. Psicofarmacologia dos óleos essenciais. Belo Horizonte: Instituto Brasileiro de Aromatologia, 2019.

 

 

Veja mais:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


se inscreva na newsletter
e receba cartas perfumadas

Newsletter

Eu sou daquelas pessoas que adora escrever uma carta à mão.

Quem já recebeu minhas caixas aromáticas sabe disto.
E na newsletter não podia ser diferente.

Gosto de escrever cartas digitais, pra serem lidas com uma xícara de chá ou café.

É um convite à pausa.

Aqui você vai encontrar cartas de memórias perfumadas, coisas do dia a dia e novidades da agenda (em primeira mão).
Sem spam, ok?!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.