3 benefícios da aromaterapia com óleos essenciais no colar difusor (parte 3)

Este benefício da aromaterapia com óleos essenciais no colar difusor tem muita relação com a técnica anterior, de personalidade olfativa. Mas aqui, o efeito terapêutico do óleo essencial é mais potente!

 

#3 As memórias olfativas: efeitos terapêuticos pela via olfativa límbica

 

Essa prática é muito parecida com a anterior, no sentido de as duas serem práticas terapêuticas não farmacológicas. Ambas podem ser usadas como aromaterapia com óleos essenciais no colar difusor.

A diferença entre as duas é que, para a primeira, basta ter uma familiaridade com o aroma para obter o efeito terapêutico. Já para o mecanismo das memórias olfativas, é necessário ter uma emoção ou acontecimento associado ao cheiro.

Como isso funciona?

O exemplo clássico é o chá de capim santo que era preparado na casa da vovó. É muito comum o uso desse chá no Brasil, pelo seu fácil cultivo. Cymbopogon citratus – procure por esse nome pra ver a imagem da planta! Ela tem vários nomes populares, e capim santo é apenas um deles.

Talvez você tenha tomado esse chá na casa de sua vó, de sua mãe ou de uma tia. E é possível que você tenha criado uma memória olfativa positiva. Ou seja, que você tenha associado o cheiro e o gosto do chá de capim santo ao acolhimento sentido na casa da vó.

Quando fazemos essas associações entre cheiros e emoções, as emoções sentidas podem ser evocadas da sua memória através do contato com o cheiro associado.

Aliás, essa é uma forma de nosso sistema nervoso central armazenar as memórias.

 

 

Uso de óleos essenciais no colar difusor para resgate da memória olfativa

 

Sabe onde está o benefício dessa prática?

Ela poder trazer, intencionalmente, um estado de bem estar, segurança, acolhimento, em um momento onde esses sentimentos sejam necessários.

Lembre-se do exemplo de ir ao dentista. Já imaginou que maravilhoso seria poder levar aquele aconchego da casa da vó para esse momento tenso?

Você vai amenizar a tensão proporcionada pelo fato de ir ao dentista pelo mecanismo de resgate de um sentimento de segurança por meio do aroma. Continuando com o exemplo, você poderia usar o óleo essencial de Capim limão/Lemongrass – o Cymbopogon citratus para se sentir bem antes de sentar na cadeira do dentista.

Essa é uma prática que requer autoconhecimento! Requer que você vá buscando em suas memórias bons momentos e se perguntando se eles têm algum cheiro.

Algumas vezes, essas memórias podem vir ao você ter contato com os aromas. Observe!

 

óleo essencial para colar difusor

Blend de óleos essenciais para resgate da memória olfativa. Foto: Nat Frutuoso

 

Dosagem indicada para uso do óleo essencial no colar difusor

 

Para usufruir dos benefícios, utilize 1 gota do óleo essencial no seu colar difusor, no momento em que for necessário ter acesso ao sentimento associada ao aroma. Inale o suficiente para se conectar a essa memória boa e ao que ela traz.

Um aviso importante é que, assim como temos memórias olfativas positivas, temos também memórias olfativas negativas! Evite utilizar aromas que resgatem situações ruins sem um suporte psicológico.

A aromaterapia pode nos ajudar muito, quando praticada com base em conhecimentos seguros e nos cuidados da saúde!

Conta pra gente: você sabia de todos esses benefícios da aromaterapia?

 


Obs: este conteúdo foi produzido com embasamento científico e visa oferecer conscientização em saúde. A prática de automedicação sem orientação profissional é desaconselhada.

 

BIBLIOGRAFIA

BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2017.

SANTOS, Jair Guilherme Jr. Psicofarmacologia dos óleos essenciais. Belo Horizonte: Instituto Brasileiro de Aromatologia, 2019.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


se inscreva na nossa newsletter
e receba nossos conteúdos exclusivos

Newsletter

Escrever cartas, ainda que digitais, 
são uma forma de ter contato mais 
próximo e tranquilo.

Esse é o objetivo da nossa lista de 
e-mails: proporcionar um ambiente 
saudável para interação.
Pelos e-mails, é possível nos 
comunicarmos longe do excesso de 
informações das redes sociais.

Esse é muito mais que um espaço para 
compartilhar informações. 

É um espaço para nos conectarmos.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.